Apesar de ter a mesma plataforma CMA do XC40, o Volvo C40 foi o primeiro carro da marca pensado primariamente para ser um veículo 100% elétrico.
O C40 Recharge traz todos os equipamentos de segurança e auxílio à condução que a marca oferece globalmente. Entre eles está o Pilot Assist, que combina controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem e assistente de condução semi-autônomo. Controle de estabilidade e uma profusão de airbags estão inclusos no pacote.
O Volvo C40 Recharge é completo em termos de conforto e conveniência, com bancos elétricos com memória na dianteira, câmeras com visão de 360 graus, ar-condicionado automático de duas zonas com saída para banco traseiro, iluminação completa por LEDs, farol-alto automático, teto-solar panorâmico em vidro que protege do calor, chave presencial e rodas de 20". O acabamento interno inclui porções retroiluminadas do painel e das portas com efeito tridimensional.
O entre-eixos de 2.702 mm é o mesmo do XC40, mas o caimento mais agressivo do teto no C40 faz com que ele seja 56 mm mais baixo, com 1.591 mm de altura. O cupê também é 15 mm mais comprido, totalizando 4.440 mm. O bagageiro mantém os 413 litros atrás e, somado aos 31 litros extras na dianteira, totaliza 444 litros.