Carregamento

    Quanto custa para carregar um carro elétrico?

    Curioso para saber quanto custa carregar um carro elétrico? Descubra abaixo...

    Curioso para saber quanto custa carregar um carro elétrico? Descubra abaixo...

    Veículos elétricos apresentam vantagens significativas. Requerem menor manutenção e não emitem poluentes atmosféricos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ar que respiramos.

    No passado, eles eram bem mais baratos para usar do que carros a gasolina ou diesel. Mas, com o aumento recente nos preços da energia, o custo para carregar um carro elétrico também subiu.

    Estamos aqui para te ajudar a entender quanto custa para carregar um carro elétrico, seja em casa ou na rua, usando carregadores públicos.

    Para facilitar, nossos cálculos consideram que você vai carregar a bateria do carro de 0 a 100%. Mas, na verdade, é melhor não deixar a bateria chegar a 0% (é como ficar sem gasolina!) e carregar só até 80 ou 90% para manter a bateria saudável.

    Quanto custa carregar um carro elétrico em casa?

    Isso dependerá em grande parte da tarifa de energia que você tem em casa e do tamanho da bateria do carro, mas antes de entrarmos em alguns cálculos, vale destacar que você quase certamente vai querer instalar um wallbox em casa.

    Custos de um wallbox residencial

    Usar uma tomada comum de três pinos para carregar seu carro elétrico não é a melhor ideia. Primeiro, porque é bem devagar. Segundo, porque a carga que o carro puxa é bem alta, o que pode ser perigoso. Uma tomada dessas carrega a cerca de 2,3 quilowatts (kW). Então, se seu carro tem uma bateria de 100 quilowatt-hora, vai levar umas 43,5 horas para carregar de zero a cem.

    A boa notícia é que tem várias empresas que fazem e instalam carregadores de parede para casa. Eles custam por volta de R$8.000,00. Esses carregadores são feitos especialmente para carregar carros elétricos de forma segura e podem fornecer até 7 kW de eletricidade, o que corta o tempo de carga pela metade. Alguns modelos mais caros podem fornecer até 22 kW, mas aí você precisa ter uma instalação elétrica mais robusta em casa.

    Tarifa de energia

    Suponha que você tenha um carregador wallbox para veículos elétricos (VE) - é um valor que você paga uma vez. Contudo, a maior parte do seu gasto vai ser determinada pela sua conta de luz.

    A capacidade das baterias de VE é medida em quilowatts-hora (kWh), tal como ocorre com a energia consumida na sua casa. Digamos que a bateria do seu VE é de 100 kWh - isso significa que vai consumir 100 kWh para carregar de 0 a 100%. Para descobrir quanto isso vai custar, é só verificar quanto a sua distribuidora de energia cobra por cada kWh de energia.

    Vamos ilustrar isso: Em 2023, o preço médio da energia foi de R$0,65603 (ENEL - SP) por kWh. Então um VE com uma bateria de 100 kWh custaria R$65,60 para completar uma recarga.

    Tabela Tarifa Regular - ENEL/SP 2023

    SUBGRUPO / CLASSE / SUBCLASSEMODALIDADE TARIFÁRIA CONVENCIONALTarifa de uso do Sistema de Distribuição (TUSD) (R$/MWh)Tarifa de Energia (TE) – BVD (R$/MWh)
    B1 - RESIDENCIAL-396.03260.46
    B1 - RESIDENCIAL - BAIXA RENDA:---
    - Consumo mensal até 30kWh98.5391.16
    - Consumo mensal entre 31 e 100 kWh168.91156.28
    - Consumo mensal entre 101 e 220 kWh253.36234.41
    - Consumo mensal superior a 220 kWh281.51260.46
    B2 - RURAL-372.27244.83
    B2 - COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL-372.27244.83
    B2 - SERVIÇO PÚBLICO DE IRRIGAÇÃO-364.35239.03
    B3 - DEMAIS CLASSES-396.03260.46
    B4 - ILUMINAÇÃO PÚBLICA---
    Iluminação Pública (B4a)-217.82143.25
    Iluminação Pública (B4b)-237.02156.28



    Agora, se a bateria do seu VE for de 50 kWh, esses custos caem pela metade. Já um VE com bateria de 80 kWh teria um gasto equivalente a 80% desses valores. Com a tarifa de R$0,65603 por kWh, o custo seria de R$52,48.

    Imagem de um wallboxImagem: Um wallbox residencial

    Custo por quilômetro é uma métrica importante

    Claro, o quanto você paga por energia é essencial para entender o custo do carregamento de um veículo elétrico (VE), mas a eficiência do carro também é fundamental.

    Vamos imaginar um VE de 100 kWh - ele pode armazenar o dobro de energia de um carro de 50 kWh, o que teoricamente garantiria o dobro da autonomia. Mas na prática, a maioria dos VE com baterias de alta capacidade pesa mais que os de baterias menores.

    Por isso, muitas vezes, os VE menores conseguem percorrer mais distância com um kWh. Por exemplo, um VE super eficiente pode percorrer oito quilômetros com cada kWh, enquanto outro, menos eficiente, pode fazer apenas quatro. Ou seja, o primeiro custaria metade do segundo por quilômetro rodado.

    Mas vamos colocar isso em números: se um VE que faz quatro quilômetros por kWh for carregado com energia a R$2,00 por kWh, isso significa que cada quilômetro rodado custaria em torno de R$0,50.

    Outro VE, que consegue fazer oito quilômetros por kWh e também é carregado a R$2,00 por kWh, teria um custo de aproximadamente R$0,25 por quilômetro.

    Para fins de comparação, pense em um carro a gasolina que faz 15 quilômetros por litro. Com o preço médio do litro da gasolina atualmente em torno de R$7,00, cada quilômetro rodado custaria mais ou menos R$0,46. Portanto, apesar da disparidade de custo para encher o tanque ou recarregar a bateria, o custo por quilômetro rodado é o que realmente importa.

    Tarifas de eletricidade diferenciadas

    Os valores por kWh que discutimos até agora partem do pressuposto que cada unidade de energia tem um custo fixo, mas muitos donos de carros elétricos optam pela Tarifa Branca.

    A Tarifa Branca é uma modalidade tarifária criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que sinaliza ao cliente a variação do valor da tarifa cobrada conforme o dia e horário do consumo. O cliente pode escolher se quer ou não aderir a essa modalidade.

    Se você optar por essa modalidade, você terá três opções de tarifa: ponta, intermediária e fora de ponta. A tarifa ponta (17h30 às 20h30) é a mais cara, cobrada em horários de pico. A intermediária (16h30 às 17h30, retornando das 20h30 às 21h30) é um pouco mais barata e é cobrada em horários intermediários. Já a fora de ponta das (21h30 às 16h30 do dia seguinte) é a mais barata e é cobrada em horários de menor consumo.

    Tanto a tarifa ponta quanto a intermediária são mais caras do que a tarifa tradicional. Se seu consumo se concentra nos horários de ponta e intermediário, a tarifa branca pode não ser vantajosa para você. Mas se você consegue concentrar seu consumo nos horários fora de ponta, você pode economizar bastante.

    Para efeito de comparação, a tarifa residencial fora de ponta daENEL-SP custa R$0,54074 por kWh, a intermédiaria custa R$0,82711 enquanto a ponta custa R$1,2684 por kWh. Esses valores são de dezembro de 2023.

    Tabela Tarifa Branca - ENEL/SP 2023

    SUBGRUPO / CLASSE / SUBCLASSETarifa de uso do Sistema de Distribuição (TUSD) (R$/MWh)Tarifa de Energia (TE) (R$/MWh)
    PontaIntermediárioFora PontaPontaIntermediárioFora Ponta
    B1 - RESIDENCIAL844,12557,75271,38424,28269,36269,36
    B2 - RURAL891,85586,38280,92424,28269,36269,36
    B2 - COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO RURAL891,85586,38280,92424,28269,36269,36
    B2 - SERVIÇO PÚBLICO DE IRRIGAÇÃO RURAL891,85586,38280,92424,28269,36269,36
    B3 - OUTRAS CLASSES915,71600,70285,69424,28269,36269,36

    Quanto custa carregar um carro elétrico em um ponto de recarga público?

    Se você chegou até aqui, a boa notícia é que as coisas ficam muito mais simples a partir deste ponto, porque não há wallboxes ou tarifas variáveis a serem consideradas quando se trata de carga pública. Além disso, já abordamos a maioria dos princípios sobre carga de VE e custos.

    Para simplificar, o custo de carregar o VE em pontos públicos depende da capacidade da bateria do seu carro e do valor cobrado pelo fornecedor de energia do ponto de recarga.

    Vou ser direto: carregar seu VE em pontos públicos geralmente é mais caro do que em casa. E cada rede tem seu preço próprio, assim como os postos de combustíveis.

    Em São Paulo, a Tupinambá opera uma extensa rede de carregadores, com capacidade de até 22 kW, distribuídos em supermercados, hipermercados, concessionárias e locais de interesse. A recarga está disponível mediante tarifa, que varia de R$ 1,50 a R$ 1,95 por kWh, no caso do posto de recarga rápida de 50 kW da Shell Recharge, podendo também ser gratuita em alguns locais. Por outro lado, na infraestrutura da EzVolt, o custo da recarga apresenta uma faixa de variação. Para o carregador lento de 7 kW, a tarifa é de R$ 1,77 por kWh, enquanto nos carregadores rápidos de 60 kW, o preço é de R$ 1,97 por kWh. Já a rede Go Electric cobra em torno de R$2,10 por kWh em seus carregadores rápidos.

    Todos esses valores podem ser consultados nos seus respectivos aplicativos, e podem variar de acordo com a região e capacidade do carregador. Mas servem como uma boa referência.

    Alguns pontos de carga de VE públicos são gratuitos e geralmente estão localizados em lugares como supermercados, academias, hotéis e afins. Geralmente, são carregadores de 7kW mais lentos em vez das unidades rápidas de 50 a 150 kW que você encontra na maioria dos pontos públicos pagos.

    Você pode usar nossos mapas para encontrar um ponto de carga mais próximo, assim como o status do carregador.

    Imagem de um ponto de recargaImagem: Um ponto de recarga público

    Quanto custa carregar um carro elétrico na estrada?

    Da mesma forma que abastecer um carro a gasolina ou diesel custará mais em um posto de rodovia, você pode pagar mais para carregar um VE lá do que em pontos públicos ao redor da cidade – embora algumas empresas de pontos de carregamento ofereçam tarifas fixas, não importa o local.

    As paradas tradicionais das rodovias costumam ter um maior número de carregadores rápidos do que outras localidades, então você poderá obter um retorno impressionante de autonomia pelo seu dinheiro enquanto saboreia um café e um sanduíche. Fique atento que alguns carregadores e estacionamentos de serviços de rodovia.