Carregamento

    Quanto tempo demora para carregar um carro elétrico?

    Curioso sobre quanto tempo um carro elétrico leva para carregar? Descubra abaixo...

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    Pode levar algo entre 30 minutos e 48 horas para recarregar um carro elétrico. Isso mostra que existem muitos fatores em jogo quando estamos falando do tempo que um veículo elétrico (VE) leva para recarregar.

    Aqui, vamos abordar todos os detalhes sobre os tempos de carregamento de VEs e o que você pode fazer para obter a recarga mais rápida possível, mantendo a saúde da bateria.

    Tempo de carregamento dos carros elétricos

    Antes de entrarmos nos detalhes, vale a pena uma breve visão geral do que determina quanto tempo um carro elétrico leva para carregar.

    Atualmente, existem muitos e diferentes modelos de VE à venda, disponíveis com baterias de tamanhos variados. Em muitos casos, os fabricantes de automóveis oferecem a opção de adquirir uma bateria maior como um upgrade para um carro específico.

    As baterias de VE são medidas em quilowatts-hora, mais conhecidos pela sigla kWh. Isso é uma unidade de medida de energia. Para te dar uma ideia, uma bateria pequena de VE pode ter 30 kWh, enquanto uma bateria maior pode chegar a 100 kWh.

    Painel de um tesla mostrando a bateria.Imagem: Painel de um tesla mostrando o carregamento.

    Como o tempo de carregamento é calculado?

    Pense no tamanho da bateria de um VE da mesma forma que pensaria no tamanho do tanque de combustível de um carro a gasolina ou diesel.

    Assim como os VEs têm baterias de tamanhos diferentes, os carregadores de VE carregam em velocidades diferentes. Pense nisso da mesma forma que pensaria na taxa na qual a gasolina flui da bomba de combustível (os VEs não podem carregar tão rapidamente quanto isso, mas o princípio é o mesmo).

    Um plugue doméstico de três pinos carregaria a 2,3 quilowatts (kW), enquanto um ponto de carregamento público ultrarrápido, como aqueles que você pode encontrar em um posto de serviços de uma rodovia, pode fornecer uma carga a 150 kW.

    Determinar quanto tempo um VE levaria para carregar é, portanto, uma questão simples de dividir o tamanho da bateria pela velocidade do carregamento.

    Por exemplo, uma bateria de 100 kWh levaria 40 minutos para ir de vazia a cheia usando um carregador de 150 kWh. Se o carregador que você encontrou fornecesse eletricidade apenas a 50 kW, levaria duas horas; e se tudo o que você tivesse fosse uma tomada de três pinos, levaria um pouco menos de 43,5 horas (100 dividido por 2,3 = 43,48).

    Obviamente, se o carro elétrico em questão tivesse uma bateria menor, digamos, de 50 kWh, levaria 20 minutos para ir de vazia a cheia em um carregador de 150 kW, 60 minutos em um carregador de 50 kW e 21,74 horas usando uma tomada de três pinos.

    Carregando um veículo elétrico no dia-a-dia

    O que foi explicado acima é baseado no tipo de cálculos que você faria em um guardanapo - uma bateria de 100 kWh leva uma hora para carregar em um carregador de 100 kW - simples, direto e fácil de entender.

    No entanto, o mundo real tem o hábito irritante de ter mais nuances do que um guardanapo, enquanto as baterias de VE são coisas complexas. Para ajudar a manter sua 'saúde' (ou seja, sua longevidade e capacidade), as baterias possuem sistemas de gerenciamento sofisticados que podem variar a taxa de carga que recebem. Outros fatores externos também podem afetar a velocidade de carregamento.

    Abaixo está uma lista de coisas que podem afetar a rapidez com que a bateria será carregada.

    Quão cheia está a bateria

    A taxa de carga geralmente será reduzida pelo carro à medida que a bateria se aproxima de 100% de carga; isso tende a ser especialmente perceptível ao usar um carregador público rápido.

    A temperatura ambiente e da bateria

    Como dispositivos sofisticados, as baterias de VE não gostam de condições muito quentes ou muito frias, então o carro pode reduzir a taxa de carga se essas condições forem detectadas.

    Outras pessoas usando o mesmo carregador de VE

    Muitos carregadores públicos de VE têm duas tomadas saindo da mesma unidade. Se dois carros estiverem conectados à mesma unidade, o carregador pode não conseguir fornecer uma carga máxima para ambos, então a velocidade do carregamento pode ser reduzida. O mesmo efeito pode ser sentido se muitas pessoas estiverem carregando na mesma área ou se a demanda por eletricidade estiver particularmente alta em uma região ou rede elétrica.

    A taxa máxima de carga do seu carro

    Os VE mais novos costumam ser capazes de receber uma taxa de carga mais rápida do que os mais antigos, enquanto alguns fabricantes oferecem um sistema de carregamento atualizado que pode receber eletricidade em uma taxa mais rápida. Um carro que só pode receber eletricidade a 50 kW não carregará mais rápido do que isso, mesmo se estiver conectado a um carregador de 150 kW (embora seja perfeitamente seguro fazer isso).

    Devemos também destacar que uma carga de 0 a 100% é quase inédita nos carros elétricos. Descer a 0% representa um risco de a) ficar parado em uma estrada pública e b) não fazer bem à bateria. Carregar até 100%, por outro lado, também não é recomendado em prol da saúde da bateria a longo prazo.

    Por esse motivo, carregar de 20% a 80%, ou de 15% a 90%, é mais típico, e são esses tipos de sessões de carregamento que os fabricantes costumam destacar em seus materiais de marketing.

    Digamos, para facilitar os cálculos, que você estava carregando de 30% a 80% e tinha uma bateria de 100 kWh. Isso exigiria que você consumisse 50 kWh de eletricidade, o que levaria uma hora para ser entregue por um carregador de 50 kW e 20 minutos por um carregador de 150 kW.

    Lembre-se também de que muitos proprietários de VE têm um carregador em casa para seus carros. Esses carregadores residenciais dedicados geralmente fornecem eletricidade a uma taxa de 7 kW, com os proprietários conectando seus carros todas as noites e muitas vezes aproveitando as sessões de carregamento programadas com base nos preços de eletricidade fora do horário de pico. Assim, a pergunta 'quanto tempo leva para carregar um VE?' muitas vezes é menos crucial do que pode parecer à primeira vista.

    Destacamos abaixo alguns tempos típicos de carregamento com base no tipo de carregador que você está usando, embora isso venha com um grande aviso:

    A eficiência do carro elétrico é muito importante

    Assim como os carros a gasolina e diesel têm diferentes níveis de eficiência (medidos em quilômetros por litro, ou km/l), alguns carros elétricos percorrem muito mais com um único kWh de eletricidade do que outros.

    Um VE grande e pesado e pouco eficiente pode percorrer apenas 4 quilômetros para cada kWh; um VE assim percorreria 400 quilometros com uma bateria de 100 kWh, assumindo que foi usada de cheia a vazia.

    Um VE menor e mais eficiente pode percorrer 8 quilômetros por kWh, proporcionando uma autonomia idêntica de 400 quilômetros com uma bateria de 50 kWh, ou uma autonomia de 500 milhas usando a mesma bateria de 100 kWh (embora isso seja improvável, já que baterias maiores são muito mais pesadas que as menores, o que resulta em um carro mais pesado e menos eficiente.)

    É por esse motivo que os tempos abaixo são apenas um guia aproximado; um VE eficiente poderia absorver a carga correspondente a um quilômetro em dobro da velocidade de um VE eficiente, mesmo que ambos estivessem sendo carregados na mesma taxa, simplesmente porque é capaz de percorrer uma maior distância com um único kWh.

    Carregamento em casa (aproximadamente 16 a 48+ quilômetros de autonomia por hora)

    Para carregar seu carro de forma mais eficaz em casa, vale a pena instalar um ponto de carregamento dedicado, comumente conhecido como wallbox.

    Geralmente, carregar em casa usando uma wallbox dedicada proporciona entre 16 e 48 quilômetros de autonomia extra por hora, mas isso varia dependendo da sua rede local, do tipo de wallbox e do modelo do carro elétrico que você possui. Por exemplo, a Tesla oferece um carregador doméstico de 22 kW que dizem dar ao Model 3 64 quilômetros de autonomia por hora de carga - embora a maioria das residências só possa ter um carregador de 7 kW instalado, a menos que você queira gastar muito dinheiro para obter uma alimentação de energia trifásica instalada (esse é um tipo de alimentação elétrica geralmente usada em locais industriais e comerciais).

    Em termos gerais, uma wallbox dedicada terá você coberto se deseja carregar seu carro elétrico durante a noite e tê-lo totalmente carregado pela manhã.

    Pessoa carregando no seu wallbox de casa.Imagem: Wallbox instalado em casa.


    Vale ressaltar que você terá que pagar pela instalação da wallbox; reserve cerca de R$8.000,00 para uma delas, e certifique-se de obter orçamentos e agendar a instalação bem antes da chegada do seu VE, pois os prazos podem ser longos.

    É possível carregar seu carro por meio de uma tomada de três pinos convencional, mas a velocidade de carga será muito reduzida, e isso não é recomendado do ponto de vista da segurança, pois você estará colocando demandas contínuas e pesadas na tomada.

    Pontos de carregamento público (aproximadamente 32 a 128 quilômetros de autonomia por hora)

    Os pontos públicos de carregamento para carros elétricos estão se tornando cada vez mais comuns e podem ser encontrados em uma variedade de locais, incluindo centros urbanos, supermercados, locais de trabalho, postos de serviço, shoppings, entre outros.

    Algumas das saídas mais comuns para os pontos públicos de carregamento são de 7 kW, semelhantes ao tipo que você pode instalar em casa. Essas geralmente proporcionam ao seu carro uma autonomia de 32 a 48 quilômetros por hora, enquanto algumas saídas têm uma classificação de 22 kW.

    Ponto de carregamento público em um shopping.Imagem: Ponto de carregamento público em um shopping.


    Carregar um carro elétrico em um carregador público provavelmente terá um custo para você. Haverá algumas saídas gratuitas, normalmente em supermercados, mas outras podem exigir que você se inscreva em um provedor específico ou use um método de pagamento conforme o uso.

    Para redes de carregamento que oferecem serviços de assinatura, geralmente você pode usar o aplicativo de smartphone dedicado deles para verificar a disponibilidade atual de um carregador (para não ficar na mão se chegar a um carregador apenas para descobrir que está em uso) e ver quanto custará para você.

    Pontos de carga rápida (Carga completa em cerca de uma hora)

    Se você se encontrar com pouca autonomia de bateria durante uma viagem longa, os pontos de recarga rápida público são geralmente a maneira mais rápida de recarregar e são encontrados com mais frequência em paradas nas rodovias e grandes postos. Esses carregadores geralmente têm uma potência de 50 kW (mas podem chegar a 150 kW ou mais), portanto, podem carregar a maioria dos VE de vazios a 80% em menos de uma hora.

    A velocidade da tecnologia de carga rápida só aumentará com o tempo e diminuirá ainda mais qualquer preocupação relacionada ao carregamento de um carro elétrico. Por exemplo, se seu veículo suportar, sua bateria poderá ser carregada de completamente vazia a totalmente carregada em menos de uma hora de forma confortável.

    Vale ressaltar, no entanto, que os carros híbridos plug-in muitas vezes não suportam a carga rápida.